Palco de Experiências

O centro da cidade será o Palco de Experiências: o Castelo, a Quinta do Castelo, centenária e recentemente intervencionada pela Câmara Municipal, tal como a Igreja Matriz, o Museu Convento dos Lóios e a Igreja da Misericórdia delimitam o espaço onde o tempo recua todos os fins-de-semana.

Os Palcos

Igreja Matriz

Templo do século XVI de planta em cruz latina, de uma só nave e claustro de dois pisos. De estilo maneirista, insere-se na tipologia das igrejas monumentais seiscentistas de feição classicista. A azulejaria da capela-mor e o transepto são também seiscentistas, e o retábulo-mor barroco, do Estilo Nacional e retábulos laterais barrocos da época de D. Pedro II, na transição dos séculos XVII e XVIII.

Museu Convento dos Lóios

O Convento dos Lóios, recuperado e adaptado a museu municipal, tendo sido inaugurado em 2009 como Museu Convento dos Lóios. Este Museu regional recorre à arqueologia, à etnografia e à história para explicar a origem, a ocupação do território, a evolução e o desenvolvimento de Santa Maria da Feira. A reconstituição desta história recorre também às artes, aos ofícios e às tradições e costumes, civis e religiosos que marcaram a identidade e cultura desta região que, na fundação da nacionalidade portuguesa se designava por Terra de Santa Maria.

Igreja da Misericórdia

A igreja foi fundada em 1594, mas o atual edifício data de 1690, segundo a tipologia chã nacional, antecedido por uma escadaria de vários patamares com uma fonte decorativa. No interior, de nave única, destaca-se a capela-mor coberta por uma abóbada em caixotões, e o retábulo-mor. A destacar no espólio da igreja duas bonitas esculturas, uma de pedra de Ançã do século XV, representando um santo bispo, e a outra, de madeira, representando uma Senhora das Dores da segunda metade do século XVIII. Destaca-se ainda uma custódia de prata dourada, dos séculos XVII-XVIII, uma píxide, igualmente de prata dourada e da segunda metade do século XVIII, e ainda um cálice da mesma época.

Quinta do Castelo

Rodeada por um ambiente tranquilo de grande beleza natural, com árvores centenárias, e Quinta do Castelo está situada numa das Encostas do Castelo da Feira e tem um lago e uma gruta artificial de rara beleza.

Castelo

O Castelo, marco histórico e símbolo identitário da Terra de Santa Maria, será o ícone das experiências de fim-de-semana. Com momentos históricos, animações, intervenções imersivas, a visita ao Castelo será obrigatória a todos os convidados que escolherem Santa Maria da Feira para o seu destino de fim-de-semana.

 

Burgo da Villa (Centro histórico)

No Centro Histórico, ou melhor, no “Burgo da Villa”, o comércio local e a sua oferta gastronómica, irão conquistar todos os visitantes ou não tivessem estes anfitriões a experiência de largos anos na arte de bem receber os seus convidados. No âmbito deste projeto e por forma a dar maior realismo a esta viagem no tempo, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira está a intervir no mobiliário urbano, entre o centro histórico e o castelo, substituindo bancos de jardim, floreiras, iluminação, sinalética e também o Parque Infantil da Quinta do Castelo.

Subscreva a nossa newsletter

Inscreva-se para receber as últimas notícias, atualizações, promoções e ofertas especiais diretamente no seu email.
Não, obrigado.
Subscreva a nossa newsletter